NEKA GASTRONOMIA

BLOG DA NEKA

06/06/2019

Do Ninho

blog1

Do Ninho
O que é e como atua?

O Do Ninho é um grupo formado por moradoras e moradores dos Bairros-Cota voltado à promoção e valorização da gastronomia local através do empreendedorismo. Assim, o grupo se reúne cotidianamente em uma cozinha comunitária na Cota 200 para produzir receitas a partir de ingredientes presentes na Mata Atlântica, valorizando a cultura local e o também o legado histórico de um rico repertório gastronômico, transmitido de geração em geração. As reuniões na cozinha não acontecem apenas para preparar pratos locais, mas também para compartilhar as inúmeras histórias - pessoais e comunitárias - que explicam os “porquês” do uso de determinados ingredientes locais. Cada receita desenvolvida, portanto, revela um pedacinho da história e da memória coletiva local.

Quais são os seus principais trabalhos realizados?

O Do Ninho teve seu início no contexto do Nesdel - Núcleo de Economia Solidária e Desenvolvimento Local - que visa criar oportunidades de geração de renda baseadas nos princípios da economia solidária e do comércio justo. O Nesdel, por sua vez, busca a valorização das potencialidades locais e atua por meio capacitação de grupos produtivos, além de sua inserção em rede. Ao longo do tempo, o Nesdel já promoveu diversas parcerias, possibilitando ao grupo a realização de processos formativos e também a participação (exposição dos produtos) em feiras e eventos. O Do Ninho surgiu como um desdobramento do Nesdel, reunindo pessoas interessadas pela cozinha. Hoje, além dos almoços e cafés servidos em eventos comunitários, o Do Ninho também comercializa alguns produtos, como caponata de mangará (coração da banana), cocadas, geleias e pães. Além disso, o Do Ninho vem atuando em parceria com especialistas em PANCS (plantas alimentícias não convencionais), diversificando ainda mais seu cardápio, a partir de ingredientes locais.

Como atua junto às demais iniciativas do Tur na Serra?

Durante as visitas do Tur na Serra aos Bairros-Cota, a equipe Do Ninho prepara deliciosos almoços e cafés a partir de receitas tradicionais locais (inserir link para menu), que são servidas aos visitantes na Cota 200.