NEKA GASTRONOMIA

BLOG DA NEKA

28/02/2019

Banquetaço com Neka Menna Barreto.

blog1

"Hoje acontece em 40 cidades do Brasil o #Banquetaço, movimento a favor das comidas de verdade, orgânicas e sem agrotóxico — e fazer com que toda a população tenha acesso a esse tipo de alimento. Hoje o evento protesta contra o fim do CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar), órgão responsável pelo diálogo sobre alimentação saudável junto ao governo. A Praça da República, em São Paulo, ganhou uma grande mesa com receitas feitas com alimentos doados para servir toda a população."

Por Instituto Brasil a Gosto via instagram (@institutobrasilagosto).

Programação do Banquetaço.

O quê:

Dia 27 de fevereiro de 2019, foi realizado um “Banquetaço”, organizado pelo Conselho de Segurança Alimentar do Rio Grande do Sul (CONSEA/RS) e seus apoiadores.

O “Banquetaço” é uma atividade que aconteceu em quase todos os estados do Brasil, e foi coordenado e realizado pelos Conseas de cada Estado da Federação em parceria com uma diversidade de organizações e movimentos da sociedade civil do campo e da cidade, com os objetivos de:

Mobilizar deputados e senadores pela revogação dos itens da Medida Provisória 870/2019 que extinguem o Consea Nacional e suas competências na política nacional de segurança alimentar e nutricional;

Dar visibilidade e defender a diversidade social, ambiental, alimentar e de organizações e movimentos sociais que lutam para preservar a biodiversidade e a soberania e segurança alimentar e nutricional, tendo no Consea Nacional um espaço de formulação, proposição e monitoramento das políticas públicas de soberania e segurança alimentar e nutricional.

Entidades que apoiaram o Banquetaço:

CONSEA-RS – CONSELHO ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
FORUM NACIONAL DOS POVOS TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA
MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES
COOPERATIVA DE CONSUMO GIRASOL
REDECOOP
CÁRITAS BRASILEIRA - RS
CUT – CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES
AGAPAN – ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE PROTEÇÃO AO AMBIENTE NATURAL
ABA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGROECOLOGIA
COLETIVO A CIDADE QUE QUEREMOS
COMITÊ INTERELIGIOSO PORTO ALEGRE
ASSOCIAÇÃO DE JURISTAS PELA DEMOCRACIA
GRUPO CIDADE MAIS HUMANA
SEMAPI SINDICATO
SINDICATO BANCÁRIOS
FDL – FUNDAÇÃO DIACONIA LUTERANA
CEPERS – SINDICATO
FTIA – FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA ALIMENTAÇÃO
PGDR – PÓS GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO RURAL - UFRGS
CHEFES DE CONHA
PANC’S – PRODUTORES DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS
VIA CAMPESINA
GUAYÍ
CAMP – CENTRO DE ASSOSSORIA MULTIPROFISSIONAL
FESANS – FORUM ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR NUTRICIONAL
ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE NUTRICIONAISTAS
BONG – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ONGs.
TRADIÇÃO ALIMETA NÃO VIOLENTA
GRUPO DE COMUNICAÇÃO 4 CABEÇAS

 

Programação:

O Banquete foi servido dia 23/02/2019 por volta de 12:00h na Rua Major Sertorio 229, República, São Paulo - SP

OconseaRS iniciou a abertura, através de seu Presidente Estadual Henrique A F Schuster, apresentando a exposição de motivos do Banquetaço.

Posteriormente, todas as entidades que compõem, apóiam e organizam o Banquetaço, foram convidadas a se manifestar. Várias autoridades, vereadores e deputados e deputadas de vários partidos políticos manifestaram interesse em estar presente e se manifestar em apoio à Volta do Consea Nacional.

Henrique A F Schuster -   51 99971-5917.

Hoje acontece em 40 cidades do Brasil o #Banquetaço, movimento a favor das comidas de verdade, orgânicas e sem agrotóxico — e fazer com que toda a população tenha acesso a esse tipo de alimento. Hoje o evento protesta contra o fim do CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar), órgão responsável pelo diálogo sobre alimentação saudável junto ao governo. A Praça da República, em São Paulo, ganhou uma grande mesa com receitas feitas com alimentos doados para servir toda a população.